Atualmente há uma infinidade de opções de aço no mercado, diferenciando-se pela composição, características e consequentemente pelo preço, item importante para o consumidor final na hora da compra. Para te ajudar a escolher o material mais adequado, o blog dessa semana traz a diferença entre esses dois tipos de aço.

Mas primeiro : O QUE É?

Aço Carbono: é uma liga composta apenas por ferro e carbono.

Tubo aço Carbono

Aço Inox: é uma liga popular, composta por ferro, carbono, titânio, cromo entre outros elementos em menor quantidade.

Tubo Aço Inox

QUAIS AS DIFERENÇAS?

Aço Carbono: é uma material duro, que proporciona uma maior solidez e firmeza, além de possuir uma maior condutividade térmica se comparado ao aço inox. Porém, precisa ser descartado completamente após o tempo de vida útil.

Aço Inox: material resistente a corrosão e a ferrugem – sendo essa sua principal característica, possui maior tempo de vida útil, flexibilidade, pode ser 100% reciclado e reaproveitados seus elementos. É um material utilizado em diversas áreas, por ser neutro, de limpeza fácil, possui uma aparência limpa e higiênica.

Voltando a uma das principais diferenças descritas no início do blog: “o preço”:

O Aço Carbono possui um valor no mínimo 3x menor que o valor do Aço Inox, por isso muitas vezes é escolhido como material ideal para a realização de projetos. Porém esse valor visivelmente melhor, de “investimento inicial” precisa ser repensando, pois após pouco tempo, talvez será necessário que seja investido na própria manutenção do projeto.

Pode ser percebido, pela extensa lista de características descritas em relação ao Aço Inox , que é um material superior ao aço carbono, além de ser uma material ecologicamente correto, possui um período de vida útil muito maior e ser extremamente eficaz, além de um maior custo-benefício, sendo o material mais indicado na maioria dos projetos.

Carbono x Inox

Conheça as opções em corrimão e guarda corpo em Aço Inox que a Fácil Inox oferece. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.